quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nossa Língua Portuguesa


A língua é dinâmica e sofre transformações no tempo e no espaço, de acordo com a região ou do momento histórico em que vivem os falantes. Nossa língua materna, apesar de ter sido trazida pelos lusitanos, possui muitas distâncias e características muito peculiares.


Se a nossa língua-mãe e avó é portuguesa, podemos dizer que a nossa língua-bisavó é o latim. Hoje, língua morta, deu origem a diversos idiomas como o inglês, o italiano, o francês. A língua só existe, óbvio, porque as pessoas a utilizam para se comunicarem. Por isso, é inteiramente afetada por essas pessoas que vivem em diferentes lugares e possuem culturas próprias.


A língua é produto cultural, é reflexo da visão de mundo de um povo, daí o seu caráter dinâmico e rico. Nossa língua é tão rica porque sofreu influências dos negros africanos, dos indígenas, além dos portugueses. Além disso, mudou no tempoe nos diversos espaços do nosso imenso território.


A língua constrói-se e transforma-se a todo momento em um movimento dinâmico e dialético que se faz em virtude da comunicação humana. Como dizia a música “Língua” de Caetano, ela roça na de Luís de Camões, aproxima-se, mas não é igual. Ela é só nossa, construída pelo nosso povo que a enriquece com a nossa maneira própria de viver.

Luciana Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário