terça-feira, 15 de março de 2011

Livros em Cordas


Acho a Literatura de Cordel algo, particularmente, interessante. Consegue reunir coisas tão cheias de beleza e de sentido; coisas cheias de verdade, do cotidiano.

Sendo literatura, tem como objeto a palavra. A palavra que se arranja em forma de poesia, de poema. Conta histórias, cria estórias, mitos e verdades.

Me impressiona a proximidade , a intimidade , o quanto fico à vontade com o cordel. Sinto-me em casa e não é á toa porque a Literatura de Cordel apesar de ter surgido na Europa, fez morada no nordeste.

Recebeu esse nome por que os livrinhos eram pendurados em cordas (como roupas no varal) nas feiras onde eram comercializados. Ainda é pouco valorizada, apesar da sua riqueza, da sua criatividade.
É uma leitura que fica dentro da gente, são histórias que mais parecem “causos” tão deliciosos de ouvir, de ler.
A Literatura de Cordel mostra a magia do nordeste com seus tipos peculiares, os costumes, os valores do seu povo. Resgata o encantamento que muitas vezes se perde na dureza do dia-a-dia. Consegue transformar o real em mito ; o mito em realidade. Não inventa, apenas enche a nossa vida de sonho.

Luciana Marinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário