terça-feira, 15 de março de 2011

Sou Pessoa, Sou Vinícius...Sou Nenhum...


 
Gosto de Vinícius e de Pessoa, mas nunca pensei neles juntos.Outro dia, li no blog Polifonias de Arlei Rockenbach ,um texto brilhante que fala dos dois, mostrando suas distâncias e aproximações.

O texto fala,inicialmente, de opostos: um Vinícius boêmio,rodeado de amigos, pra fora; e de um Pessoa introspectivo e solitário. O Poetinha e o Grande Poeta.

Admiro os dois. Eles falam de mim, me encontro neles. Fico pensando como isso é possível, integrar duas personalidades tão diferentes. Sou um pouco dos dois, mesmo que seja só em desejo, aspiração.

Gosto do silêncio, de ficar sozinha. Há momentos em que não suporto gente, só quero a mim. Só quero gente nos livros, nos escritos, estáticas, sob meu controle. Nesses momentos solitários, penso no vazio, nos meus “desassossegos”, na minha subjetividade.

Gosto da vida pensada, sonhada. Me conforto e me conformo em viver nos escritos, dos devaneios, na dor “fingida”, imaginada.Penso nas muitas “almas que tenho”. Sou Pessoa.

No entanto, admiro a vida boemia, com a sua liberdade intríseca, inerente. Quero estar cercada de gente, de todas as gentes. Gosto da vida realmente vivida. Quero o lirismo das ruas, a poesia do cotidiano.

Quero as dores, os dissabores; Os desatinos, as atitudes insensatas. Quero a beleza da vida concreta, com suas paixões e mágoas. Não quero só uma vida imaginada, nem fingir a dor, quero senti-la. Sou Vinícius.

Sou Pessoa, sou Vinícius...oscilo... Não sou nenhum e sou tantos outros conhecidos e anônimos.

Luciana Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário