quarta-feira, 8 de junho de 2011

Exposição de Esculturas de Papel Maché

Dia desses, em Salvador, andando distraída, encontrei uma conterrânea realizando uma exposição de arte no Shopping Iguatemi. Perguntando sobre o seu trabalho, acabei descobrindo que era da cidade de Livramento de Nossa Senhora ( Minha terra).

 Fiquei encantada com o trabalho da artista e espero que outra pessoas, principalmente os livramentenses, também apreciem e aprendam a valorizar a Arte como uma forma de conhecimento imprescíndivel nas nossas vidas. Por isso, aproveitei o espaço no meu blog para divulgar a exposição.
Zilma Machado (Artista Plástica)

Zilma Tanajura, artista plástica é responsável pela criação e supervisão da exposição intitulada “Mulheres , Flores, Formas e Cores”.  Fiquei impressionada como é possível fazer trabalhos belíssimos utilizando um material que geralmente as pessoas descartam, não vêem utilidade.

Além disso, através da arte as pessoas têm a possibilidade de aumentar sua renda e , até mesmo, viver do que é produzido. Mesmo se não fosse a finalidade prática, a experiência estética, por si só, é fundamental para ampliar a nossa visão do mundo, a nossa percepção das coisas e proporcionar uma relação mais bela com a realidade que nos cerca.


Segundo informações do material impresso elaborado pela própria artista, " esta exposição foi feita para se conseguir uma casa onde um grupo de mulheres da periferia da cidade de Juazeiro, Bahia, chamado de Chiteiras da Colina, pudessem se reunir para fazer artesanato e, com isto, ter uma renda para ajudar nas despesas das suas casas".

A "exposição é composta de sete esculturas de papel maché, inspiradas em sete composições da MPB com nomes de mulheres e caracterizada nas sete notas musicais": 1- A Abençoada; 2- A Iluminada; 3- A Esplêndida; 4- A Felina; 5- A Tempestuosa; 6- A Flutuante; 7- A majestosa.


A descrição detalhada das mulheres está em outra postagem, intitulada "Mulheres, Flores e Cores".

 Luciana Marinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário