quinta-feira, 30 de junho de 2011

RIO

Acho que muita gente conhece mais o Rio do que a sua própria cidade. Isso porque a televisão, hoje, é a nossa janela. O Rio é a cidade maravilhosa, sempre linda... Percebemos isso na fala não só dos cariocas, mas de todo mundo que olha por aquela “janela”.

 Ontem, assisti ao RIO, uma animação cujo enredo desenrola-se na capital carioca. Gostei muito do anime, em todos os aspectos. O filme apresenta todos os elementos que caracterizam a cidade ou, pelo menos, o estereótipo do que a gente conhece por Rio de Janeiro... O mundo é muito mais do que aquilo que a “janela” nos mostra...

No contexto do filme, aparecem todos os elementos que fazem parte da identidade carioca: O samba, o carnaval, a beleza da fauna e flora, o Cristo (grande símbolo do Rio), as favelas... A trilha sonora é linda, com músicas que falam do Rio (bossa, samba...). As imagens são perfeitas, cheias de cores. O filme é leve, alegre e aborda um assunto sério: O tráfico ilegal de aves para o exterior.

Na perspectiva dos animais, o filme, com muita sensibilidade nos faz refletir acerca de valores importantes como a amizade, o amor, a solidariedade, a consciência ambiental... Nos mostra que devemos cuidar dos nossos animais e compreender que , para eles, nada é mais importante do que a vida em seu habitat natural, nada é mais importante do que a sua liberdade.

Deixo aqui a minha sugestão. O filme vale a pena não só pelo enredo, mas por tudo que a ele está relacionado, de uma forma dinâmica e sensível.Vale, acima de qualquer coisa, pela beleza (no sentido de fazer bem não só aos olhos, mas à alma).

Luciana Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário