domingo, 26 de junho de 2011

Depoimento de uma Vegetariana


O convívio com uma família vegetariana foi determinante para que eu deixasse de ser carnívora. É isso o que digo quando as pessoas me perguntam como foi o processo, a mudança... Isso acontece quando aquela maneira de viver encontra um espaço , faz eco em nós. Foi isso que aconteceu comigo...

O vegetarianismo não se restringe à abstenção da carne, é muito mais do que isso. É conceber o mundo a partir de outro prisma, de uma cosmovisão nova, diferente. Há uma ideologia que contextualiza, justifica a prática vegetariana. É isso que sustenta, que nos permite fazer uma mudança tão radical. Ser vegetariano é buscar uma vida mais saudável em todos os sentidos; é buscar uma vida espiritualmente rica; é valorizar todas as formas de vida; buscar o equilíbrio constante; é viver melhor.

O carnívoro enxerga na perspectiva da negação, da ausência, da fragmentação. O vegetariano, numa dimensão holística, de relação e integração, de multiplicidade. Torna-se adepto quem se identifica... mas existem tantas outras formas de viver, cada um escolhe aquela que lhe traz bem-estar, felicidade. Tornar-me vegetariana fez muito bem à minha alma... foi uma escolha muito pessoal...

Sou vegetariana há 14 anos. No início, foi bem complicado em virtude da resistência não só dos meus familiares, mas de amigos e até de desconhecidos. As pessoas sempre ficavam perplexas quando eu dizia ser vegetariana. Aquilo causava muito mais do que estranhamento (algo perfeitamente natural); as pessoas simplesmente não conseguiam entender e muitas se sentiam ofendidas, agredidas com isso.

 O problema de ser vegetariano numa sociedade majoritariamente carnívora é a não-aceitação. O desconforto está na dificuldade de interação, de comunicação porque todo mundo acha que o padrão é a carne... Assim, nos sentimos melhor numa comunidade exclusivamente vegetariana...

Ficava muito constrangida quando tinha que comer na rua ou na casa de alguém...Quando dizia que era vegetariana, sem exagero, era como se dissesse ser bruxa ou ateu, na Idade Média, uma verdadeira heresia... Sinto-me muito desrespeitada com a reação das pessoas ...

Tornar-me vegetariana foi um processo de mudança muito grande na minha vida, uma transformação radical da minha forma de perceber o mundo, de me perceber nesse mundo. É preciso paciência para reeducar o paladar, perceber outros sabores , atentar cuidadosamente para o gosto das coisas.


Significa incorporar o novo como algo que pode ser muito bom na nossa vida.Não foi só deixar a carne, mas incorporar a concepção de que a comida não alimenta só o corpo, mas alimenta a mente e, principalmente, a alma. Ou seja, a transformação é muito mais profunda..E há tantas outras  coisas que nem cabem aqui...

Luciana Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário