quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mulheres, Flores, Formas e Cores


1.A Abençoada- Composição de Milton Nascimenti Maria Maria, fala da mulher, sua santidade e integridade moral e, ao mesmo tempo, mostra sua beleza através do vestido decotado, acentuando sua silhueta.

2. A Iluminada- Composição de Dorival Caymmi Marina Morena: evidencia a questão da mulher praieira em que o autor se inspira e mostra a beleza da mulher pequena, mansa e vaidosa que caracteriza a fêmea típica da região baiana.

3. A Esplêndida- Composição de Tom Jobim, Lígia. A escultura tem em seu ventre um filho negro dentro de uma redoma de vidro e trancado com uma grande, simbolizando a questão da maternidade contemporânea e o confinamento do autor com seu piano em descrever tal poesia.

4- A Felina- Inspirada na composição de Caetano Veloso, Tigresa, conota-se nesta escultura a fera que existe em toda mulher ao proteger seus filhos. Apesar de lutar e se projetar no mundo dos negócios, a mulher, hoje, procura um parceiro que a compreenda, que a ame sem submissão e deixa isso claro em ser exclusivo diante de outras mulheres.

5- A Tempestuosa- lembrando a composição de Anescar e Noel Rosa, Chica da Silva, fala da questão da mama África no Brasil e no mundo. As descrições étnicas no seu vestido deixam ver a guerreira africana que proporcionou a beleza e a graça da sua pele escura (...)

6- A Flutuante- Inspirada na composição de Chico Buarque de Holanda, Geni, que fala na Ópera do Malandro. Faz alusão ao caos urbano em que vivemos e o enfeite com o zepelim na cabeça mostra a importância de dizer não por se ter dignidade. Lembra a feminilidade do homem(...)

7- A Majestosa- Escultura que lembra uma árvore queimada, inspirada na composição de Pixinguinha , A Rosa. Enfatiza a mãe natureza que sofre com a ação predatória do homem.


Obs: As informações colocadas nesta postagem estão no material escrito entregue na exposição elaborado por Zilma Machado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário