terça-feira, 16 de agosto de 2011

Práticas Sustentáveis



(...) Não temos mais tempo, a contagem regressiva já começou...Nossa atitude deve mudar: reciclar, renovar e transcender. O comprometimento individual no AQUI-AGORA vai favorecer a corrente pela sustentabilidade, e essa ação forte em rede sensibilizará a todos que ainda não acordaram do sono profundo e continuam maltratando nossa mãe natureza.



A parceria entre sociedade civil, poder público e setores privados é a tônica principal para o enriquecimento e materialização dos debates. Todos podem e devem se envolver com a temática socioambiental. O meio ambiente, ecologicamente equilibrado, é um bem de uso comum do povo e fundamental para a qualidade de vida dos seres vivos do planeta.



Os padrões de consumo são insustentáveis (...). Fomos e estamos direcionados a consumir, a buscar o que é mais prático, rápido, descartável, barato; enfim, nos tornamos, de certo modo, compulsivos pelo consumo e isso causou um efeito danoso ao meio ambiente e à nossa sociedade. Vivemos a era da artificialização, das mentes pasteurizadas, dos hábitos hamburguerizados e da ação normalizada.



A obrigação e a responsabilidade são coletivas, difusas, pertencentes às cidadãs e cidadãos; coerentes na práxis ambiental: atuando, contratando, consumindo e produzindo ações- produtos e serviços que façam parte de um Universo Solidário e Sustentável (...)

Texto adaptado do Almanaque para as Práticas Sustentáveis: Pratique Ações Ecopedagógicas e Trilhe Passos Rumo a Cidadania Planetária, organizado por Thomas Enlazador e colaboradores


Nenhum comentário:

Postar um comentário