sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cultura e Tradição: Passado é Ouro!

  Gosto de tudo o que é antigo: livros, objetos, edificações, mobília...tantas coisas...parecem que guardam tantos segredos... carregam a história de pessoas que viveram outras épocas...me transportam para um espaço mágico, para um não-lugar , para todos os lugares...
Um livro antigo é mais prazeroso de ler, e são ainda mais fascinantes aqueles bem velhos, cujas páginas precisam ser manuseadas com muita cautela para não se desmancharem nas mãos...é como se a história que é contada nesses livros fosse mais real, mais próxima de mim...
Os objetos antigos nos remontam à vida daquelas pessoas, a sua história, a minha memória...Tem gente que acha tudo velharia, sem importância, coisa morta, sem vida...
Ao contrário, vejo tanta vida...vejo as pessoas que me antecederam ali naquelas coisas... fico imaginando como viviam, os seus desejos, os seus costumes, os seus valores...como devia ser viver em outra época?
Os casarões antigos...ah, sempre quis morar numa casa-museu, com mobília antiga, escadarias, uma biblioteca cheinha de livros também antigos...confesso que hoje minha casa seria em parte high-tech, passado e presente dialogando...
Mesmo assim, não perdi o fascínio pelos casarões antigos...com seus espaços propícios ao devaneio, á divagação...propícios ao silêncio...
As coisas antigas também me alimentam a alma. São cheias de mundos diversos...um objeto, uma mobília, um livro...carregam tanta coisa de tanta gente, de outra gente, de minha gente...não se encerram em si mesmos, abrem infinitas possibilidades...
 Luciana Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário