sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O "porquê" do blog



Passei um tempinho me perguntando qual seria o tema da minha primeira postagem. E aí veio “o porquê do blog”, “porquê” junto e com acento como sinônimo de motivo, razão. Afinal, por que criar um blog?

 Acho que é uma forma de resgatar a nós mesmos, de exercitar o narcisismo sem ser egoísta, pois o blog delimita um espaço que é só nosso. Bem... Já que estamos falando do meu diário virtual, vou usar a primeira pessoa. Como ia dizendo, o meu blog é o meu espaço, é o meu domínio, sou eu, muitas partes de mim, o meu universo.

 É uma forma de me mostrar, de me doar, sem me perder. É autoconhecimento, faz parte do processo de definir o que sou; o que construí... Um exercício de alteridade em que o outro é a gente mesmo... é uma forma de me expor, sem me sentir invadida, de dizer sem ter que persuadir, sem nenhuma pretensão de agradar...

 É um momento peculiar de dor e prazer, uma “luta” para escolher as palavras certas, um exercício de amarrar as idéias soltas na cabeça, dar-lhes sentido e coerência, com o cuidado para não tornar o escrito vazio ou denso e enfadonho... A escrita me organiza, escrever me acalma, me satisfaz a alma...

 É uma maneira de me ver com meus próprios olhos, de ser o que acho que sou; de desconstruir estereótipos já arraigados sobre mim; de construir outras concepções, de manter laços, mesmo que não saibamos com quem... O que importa é a sintonia de outros que compartilham ou que, de alguma forma, identificam-se com aquilo que eu escrevo.

 Enfim, o blog é como o reflexo, o espelho para narciso em que a gente coloca a própria imagem a fim de buscar o olhar do outro...

 Luciana Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário